terça-feira, 2 de abril de 2013

Imagens vazadas mostram o suposto launcher do Facebook para Android



Como você já deve ter lido aqui no TecMundo, Mark Zuckerberg está convidando jornalistas ao redor do mundo inteiro para um evento que deve ocorrer na próxima quinta-feira (4) e que apresentará uma novidade do Facebook em relação ao sistema operacional móvel Android. Primeiras especulações apontaram que a empresa estaria preparando um smartphone novo em parceria com a HTC, mas informações divulgadas pelo The Wall Street Journal afirmaram que o projeto seria um simples launcher para Android que permitiria um acesso mais veloz aos apps e funções principais da rede social.

Hoje (1º), o site Android Police publicou uma notícia na qual afirma ter tido acesso exclusivo ao suposto telefone desenvolvido pela empresa de Zuckerberg e a HTC, deixando vazar algumas imagens e informações detalhadas sobre o dispositivo.

De acordo com a página, o aparelho é equipado com uma ROM baseada em Android e precisa de conexão constante com a internet para ser utilizada, já que você deve fazer login com sua conta Facebook para utilizar quaisquer funções do telefone. Como o software – batizado somente como “Facebook Home” – estaria privado para funcionários da companhia de Mark, não foi possível explorar muitas funcionalidades do app.

Logotipo do launcher (Fonte da imagem: Reprodução/Android Police)

Hardware e software
Acessando o arquivo Build.prop do aparelho, o Android Police pode constatar que o smartphone recebido teria as seguintes especificações:

Manufaturadora: HTC
Modelo: MYSTUL (Myst_UL)
Operadora: AT&T
Plataforma: MSM8960 (dual-core)
Memória RAM: 1GB
Tela: 4,3 polegadas com 720p de resolução
Versão do Android: 4.1.2
Versão HTC Sense: 4.5
Câmeras: Traseira de 5 MP e frontal de 1,6 MP
Conexões: Bluetooth 4.0 e Wi-Fi a/b/g/n
Já na parte de software, a novidade realmente seria o tal Facebook Home, cujo pacote de dados abandona o nome tradicional de “com.facebook.katana” e adota o apelido “com.facebook.wakizashi”. Além do novo logotipo (imagem acima) que explicita o nome do programa, o Android Police também percebeu que o aplicativo possui permissões mais “avançadas” do que o normal para alterar configurações pesadas do sistema operacional.

Essas permissões incluem o SYSTEM_ALERT_WINDOW (que permite ao app permanecer em cima de quaisquer outras janelas), o GET_TASKS (ver quais aplicativos estão sendo executados) e WRITE_SETTINGS (mudar opções do sistema). Esses e mais outros parâmetros, em teoria, permitem que o Facebook Home controle boa parte de um celular comum, da mesma forma que um launcher personalizado – como o famoso GO Launcher – trabalha.

Assim, a ROM na verdade seria apenas um Android com um lançador de aplicativos personalizado já embutido e cuja desinstalação seria impossível por métodos normais.

Ícones de apps e funções (Fonte da imagem: Reprodução/Android Police)

Funções inéditas
Não satisfeito, o Android Police também notou que o pacote de dados do Facebook Home traz diversos gráficos referentes a ícones e botões do sistema, além de uma função inédita para o Messenger apelidada temporariamente como Chat Heads. Aparentemente, o recurso faz com que você possa responder novas mensagens de amigos em uma janela popup que não atrapalharia a execução de outros apps.

Gostou da novidade? Vale lembrar que o site jura não ser uma pegadinha de 1ºde abril e afirma ter sido um dos escolhidos para testar com exclusividade a ROM personalizada. Infelizmente, só será possível confirmar todas essas informações na próxima quinta-feira, quando o Facebook anunciar oficialmente qualquer novidade que a empresa estiver preparando.


0 Comente:

Postar um comentário

 

Copyright @ 2013 DroidsClub.

Template by J.Design | J.Design